quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ser Diferente...

Estava lendo uma reportagem da Revista Época (não lembro qual era o link, procure no Tio Google) em que é feita uma previsão de como estará o Brasil em 2020.

Entre tantos fatos, é citado o crescimento do número de evangélicos. Se na década de 1960 os evangélicos representavam apenas 4% da população nacional, hoje estima-se que sejam 24% e que 2020 serão metade da população.

Esse crescimento é evidente. A quantidade de denominações evangélicas que estão “disponíveis” atualmente é significante.

Mesmo sabendo que no meio disso tudo, existam denominações não tão evangélicas assim e que apenas se usam da “categoria” para ampliar o número de seus adeptos, o que eu quero frisar, e que a própria revista frisou, é como seria o país com maioria (ou metade) evangélica.

Apesar de existir uma pequena adaptação de alguns costumes das igrejas para com os fiéis, o sentido inverso é bem mais provável. A adaptação do fiel, para se enquadrar no que a igreja prega, em sua grande maioria, é benéfica à sociedade. Um país com mais evangélicos, por exemplo, teria menos alcoólatras, só pra citar uma das várias mudanças que esse crescimento pode (e vai) proporcionar.

É comum ouvirmos falar que os evangélicos são diferentes. Como em um comentário no texto sobre a Holy Fest,em que é dito que os seguranças do local onde se realizou o evento, adoraram trabalhar naquela festa, uma vez que não tiveram um problema sequer. (Bj Jeh õ/)

Ser evangélico é ser diferente. Mas essa diferença está no comportamental, não em “estereótipos de crentes” ou a “imagem do crente”. O mundo segue um caminho, e os evangélicos outro. Essa é a diferença.

Ser evangélico, mas não qualquer evangélico. Ser um evangélico diferente.

2 comentários:

  1. "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;" (Filipenses 2 : 15)

    O versículo já diz tudo. Resplandecer, ser diferente, faz referencia a atitudes, ações que tomamos no nosso dia dia. Que nós possamos ser reconhecidos por evangélicos não pelo modo como nos vestimos, mas pelas nossas atitudes.

    by Arthur.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Arthur. São as atitudes que tomamos que nos definem. Embora a 'imagem' influencie, ela de nada vale.

    ResponderExcluir